Ops… Eu disse Top-10? Depois que terminei a lista vi que tinha muito mais que 10 artbooks. Eu acabei juntando alguns livros que eram da mesma empresa ou da mesma série de jogos e inclui 3 outros livros que são mais recentes e que ainda não tive a oportunidade de folheá-los ou adquirir um exemplar pra mim. Decidi incluir porque sei que vão interessar os leitores e porque são artbooks de jogos muito bons! Para os amantes de artes, de artbooks e de games… hora de quebrar o porquinho e ir à falência! Enjoy!

Half-Life 2: Raising the Bar
David Hodgson. Prima Games. ISBN 978-0761543640

Um dos melhores artbooks de jogos na minha opinião. Claro, sou suspeito para falar pois a série Half-Life é uma das minhas favoritas. Muitos e muitos concepts, comentários dos desenvolvedores, comparações de fotos de pessoas reais com personagens do jogo, partes dos scripts da história, exemplos de construção de cenário e personagens… Pra mim esse livro não pode faltar na biblioteca!

The Art of Halo
Eric S. Trautmann. Del Rey. ISBN 978-0345475862

Assim como o livro do Half-Life 2, este conta com centenas de concepts para o Halo. O livro foi escrito na época em que Halo 2 estava saindo do forno, logo não temos material do Halo 3. Mas isso não importa, pois o livro tem bastante material de pré-produção do jogo. Concepts de veículos, cenários, storyboard, diferentes raças e mais. Tem uma pequena imagem do primeiro concept art do Flood, quando Halo ainda seria um RTS (~1997).

The Making of Doom III: The Official Guide
Steven L. Kent. McGraw-Hill Osborne. ISBN 978-0072230529

Mais um livro, mais um jogo FPS. Nessa obra, temos um pouco da história da ID Software, um capítulo com a história de Doom III (incluindo storyboards e comentários dos desenvolvedores) e informações internas sobre a produção do jogo. Os desenvolvedores comentam sobre como trabalharam no jogo, como é a equipe, etc… E ao final há uma entrevista com John Carmack.

The Art of Darkwatch
Farzad Varahramyan, Chris Ulm. Design Studio Press. ISBN 978-1933492018

Um livro com mais de 150 páginas de sketches e concept art! É apenas uma fração do trabalho produzido pelos concept artists do jogo Darkwatch (PS2). Não cheguei a jogar o jogo, mas curti muito a arte, o estilo, os personagens e os cenários. Trabalho excelente num livro muito bem produzido, contendo comentários dos artistas.

The Art of Midway: Before Pixels and Polygons
Stephan Martiniere, Scott Robertson. Design Studio Press. ISBN 978-1933492193

O subtítulo desse livro é “Before pixels and polygons”. Traduzindo: outro livro contendo somente sketches e concept art (e comentários dos artistas). Muito legal ver concept art do Mortal Kombat, estudos dos personagens e cenários. Além de Mortal Kombat, o livro conta com concepts de Gauntlet, Psiops, The Suffering e o recente Stranglehold. E um capítulo com trabalhos não-lançados.

The Art of Oddworld Inhabitants – The First Ten Years 1994-2004
Cathy Johnson, Daniel Wade. Ballistic Publishing. ISBN 978-1933492193

O artbook do Oddworld foi lançado pela Ballistic. Preciso dizer mais? É sinônimo de material e arte de qualidade. Os estudos e concepts criados para o jogo são muito fodas! Um artbook muito bonito, cheio de cores e seres bizarros…

Resident Evil Archives
Brady Games. Brady Games. ISBN 978-0744006551

Um livro sobre a série Resident Evil, começando com um capítulo sobre a história do jogo (Zero, RE, RE2, RE3, RE: Code Veronica). Contém dados dos personagens desses jogos, das criaturas, itens, um capítulo sobre palavras-chaves, outro de banco de dados de informações do jogo e outro de concept art. A única coisa ruim do livro é que a seção de concept art possui imagens muito pequenas (tipo thumbnails), se as ilustrações fossem grandes, o livro ficaria perfeito!

The Art of Warcraft
Bart Farkas, Jeff Green. Brady Games. ISBN 978-0744000818
The Art of World of Warcraft
Brady Games. Brady Games. ISBN 978-0744007251
The Art of World of Warcraft Burning Crusade
Blizzard. Blizzard. ASIN B000OG1I88

Esses artbooks do Warcraft/WOW/Burning Crusade foram distribuídos nas edições “Collector’s Edition” dos respectivos títulos. Com exceção do artbook do Burning Crusade, os livros também foram lançados pela Brady Games, mas hoje são raros de se encontrar (isto é, nem todos os vendedores via Internet entregam o livro aqui pro Brasil). No link do livro Art of WoW você encontra outro link para alguns exemplos do que podemos encontrar nos livros: concept arts do Warcraft e WoW!

Capcom Design Works
ISBN 978-4757704121
Capcom Design Works: Early Days
ISBN 978-4757718470

Duas obras japonesas contendo concepts e ilustrações de títulos da Capcom. Sâo dois livros diferentes, sendo que o “Early Days” foca em jogos de 1984-2004. Muito material de Street Fighter e outros jogos menos conhecidos (ao menos pra mim). O último capítulo do livro contém vários estudos e sketches dos personagens do Street Fighter! Já o primeiro título contém jogos mais recentes, mais Street Fighter, Capcom vs. SNK, Megaman, Resident Evil… E entre um capítulo e outro algumas informações sobre o que fazem os artistas e modo de trabalho (tudo em japonês, claro). Se você encontrar qualquer um desses títulos, não desperdice a oportunidade e compre-os! Porque esses livros são raros aqui no Brasil e ao que parece o Early Days é raro até no Japão!

The Art of Metal Gear Solid
ISBN 978-4797309508
The Art of Metal Gear Solid 1.5
ISBN 978-4797326802
The Art of Metal Gear Solid 2 – Sons of Liberty
ISBN 978-4775300657

Eu só consegui achar o The Art of Metal Gear Solid 1.5, um livro indispensável para fãs do jogo. É um tipo de arte bem diferente dos outros jogos e num primeiro instante estranhei os concepts e sketches do MGS. Mas depois que você analisa melhor, não existe arte correta e errada né? Aqui a gente pode ver a arte que inspirou e deu base para o que vemos na obra-prima de Hideo Kojima. Novamente, como esses livros são raros, caso encontre por aí, compre-os! Ou melhor, me avise no caso do MGS1 e MGS2 porque eu vou querer um exemplar pra mim!

Okami Official Works
ISBN 978-4862330888

O que dizer de um artbook sobre um jogo em que o que nos chama atenção é a sua arte fora do comum? Se o livro realmente for igual o jogo (o que é bem provável), vale a pena. Pena que é um livro japonês e, assim como qualquer outra obra japonesa, é raro de se encontrar no Brasil e mesmo em lojas internacionais (pelo que vi a Amazon não possui o livro pra pronta entrega).

Assassin’s Creed Limited Edition Art Book
David Hodgson, David Knight. Prima Games. ISBN 978-0761558736
Mass Effect Limited Edition Bundle
Dan Birlew, Fernando Bueno. Prima Games. ISBN 978-0761556237

Dois novos livros lançados pela Prima Games. Ambos possuem uma versão “Limited Edition Bundle” que contém tanto o guia de estratégia quanto o artbook do jogo, por um preço bem mais em conta do que os dois separados. Também não cheguei a ver o conteúdo desses livros, mas dado os títulos… Acabei fazendo o pedido do artbook do Assassin’s Creed e quando chegar eu posto sobre ele aqui.