Antes de criar essa lista eu tinha começado uma de artbooks de games. E estava tendo dificuldades em selecionar os livros, tamanha a quantidade de ótimos livros sobre o assunto; afinal, se há um livro sobre o jogo A e outro livro sobre o jogo B e eu gosto de ambos os jogos e de artes, então pra mim os dois são livros que podem entrar na lista. E como meu objetivo é manter uma lista de 5 livros (eu poderia indicar tudo quanto é livro, mas para quem quer uma opinião filtrada para talvez adquirir algumas obras, acho melhor dessa maneira), vi que não ia conseguir fazer isso a menos que dividisse a lista.

Logo o Top-5 de livros de artes de jogos eletrônicos foi dividida em Top-5 livros de game art no geral e Top-10 artbooks de títulos ou empresas específicas. Pois é, nem com essa divisão consegui manter uma lista de 5 livros… Como disse, o problema é que há livros de jogos específicos, com artes específicas, ao contrário de livros do tipo “DirectX Programming” em que há muito conteúdo em comum nos trabalhos. Então vamos começar com o Top-5 livros de Game Art no geral.

Nota: como sempre há novos títulos sendo lançados ou títulos mais raros, obviamente eu não conheço todos os disponíveis no mercado (no Japão, por exemplo, sei que há muitos e muitos títulos, porém são poucos os que realmente conheço). A lista a seguir foi baseada nos títulos que eu possuo. Caso você conheça algum que se encaixe na lista, por favor, peço para deixar os dados do livro nos comentários.

Nota 2: estou tentando incluir link para a página do livro nos sites das editoras, mas nem sempre encontro o mesmo. Nesse caso, incluo um link para a Amazon ou outra loja online que tenha o livro.

Japanese Game Graphics: Behind the Scenes of Your Favorite Games
Works Corporation. Harper Design International. ISBN 978-0060567729

Tradução para o inglês do livro japonês “Making of Game Graphics 2003”, contém uma seleção de 26 jogos japoneses. Em cada jogo há comentários sobre produção, como workflow, assuntos específicos, uso de softwares, etc., embora não seja muito detalhado. Imagine que para cada jogo há um artigo falando brevemente como ele foi feito, mas com detalhes técnicos, contando com muitas imagens de produção (concept art, modelos 3D dentro do software, wireframe, composição de cut-scenes, storyboard, entre outros). Apesar de ter muitas imagens de produção, o problema é que assim como em artigos de revistas, muitas imagens acabam ficando pequenas. Ótimo para aprender um pouco mais da produção japonesa, algo ainda obscuro para nós que estamos no ocidente.

Video Game Art
Nic Kelman. Assouline. ISBN 978-2843237294

Excelente conteúdo! Há alguns textos do autor no meio das imagens examinando a arte e o design de jogos, mas eu não cheguei a ler tudo. O que realmente me chamou a atenção foram as imagens dos concepts de diversos títulos. O livro está dividido em capítulos sobre protagonistas, ambientes, antagonistas, objetos e imitação da realidade ( jogos de corrida, esportes, guerra). Uma fonte de inspiração para artistas.

Game Art: The Graphic Art of Computer Games
Leo Hartas, Dave Morris. Watson-Guptill Publications. ISBN 978-0823020805

Livro com muitas imagens, embora várias sejam screenshots dos jogos. Esse livro é um misto de artbook com entrevistas e comentários de desenvolvedores e opiniões dos autores a respeito de vários aspectos visuais dos jogos. Abrange vários estilos de jogos e ao final de cada capítulo há uma seção “Insiders Secrets”, onde desenvolvedores falam sobre inspiração, direção de arte, design e animação de personagens, arquitetura, criação de cinematics e outros. Obviamente tais textos não são detalhados, mas é possível aprender bastante, inclusive com algumas dicas de desenvolvedores.

The Art of Game Worlds
Leo Hartas, Dave Morris. Harper Design International. ISBN 978-0060724306

Outro livro de Leo Hartas e Dave Morris, agora focando apenas em ambientes de jogos. Segue o mesmo padrão do livro acima: várias imagens de produção e screenshots e textos dos autores e entrevistas/comentários de desenvolvedores, abrangendo vários estilos de jogos.

The Art of Game Characters
Leo Hartas. Harper Design International. ISBN 978-0060724313

Após o The Art of Game Worlds, Leo Hartas acabou lançando mais um livro, dessa vez com o foco em personagens. O esquema é o mesmo, apesar de achar que esse livro possui mais concepts do que screenshots (o que é melhor, afinal, screenshots a gente vê em qualquer lugar). Muito inspirador para criar personagens, possui vasta gama de estilos (realista, gore, manga, cartoon, femme fatale, fantasia, etc.).

Outros livros que não entraram na lista: “1000 Game Heroes” (David Choquet. Taschen. ISBN 978-3822816332) é um livro pesado (deve ter uns 2kg ou mais) que segue o padrão Taschen: texto sobre o que é jogo e em seguida algumas imagens do jogo. “The Book of Games Volume 1” (Bendik Stang. gameXplore N.A. Inc. ISBN 978-8299737807) e “The Book of Games Volume 2” (Bendik Stang et al. gameXplore N.A. Inc. ISBN 978-8299737821) são livros com alguns artigos/entrevistas que listam jogos de vários gêneros. Cada jogo possui informações como plataforma, desenvolvedor, ano de lançamento, gênero, resumo do jogo, imagem da capa e (?) nota do jogo. Imagine várias reviews de uma revista em forma de livro. Esses livros não são sobre game art, mas listei aqui para caso você os encontre à venda e fique na dúvida.