Está a fim de participar do II XNA Challenge Brazil e concorrer a uma vaga para o Microsoft Academic Days on Game Development in Computer Science Education em 2008? Então prepare-se, pois o segundo concurso começará dentro de alguns dias! Estou apenas copiando e colando o regulamento (abaixo) que recebi via e-mail. A fonte é confiável (enviado pelo prof. Esteban Clua), mas ou estou cego ou eu não vi o parágrafo V do regulamento. De qualquer forma, fica a dica para quem for participar! Aliás, o tema do II XNA Challenge Brazil é o mesmo do Imagine Cup.

Regulamento do II Concurso Microsoft XNA Challenge Brasil

O “II Concurso Microsoft XNA Challenge Brasil” é organizado pela Microsoft Informática Ltda, CNPJ Nº 60.316.817/0001-03 com apoio da ABRAGAMES – Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos, CNPJ Nº 06.889.882/0001-74.
Ao se inscrever no Concurso, o interessado concorda com todas as condições abaixo estipuladas.
I – Objetivo
O II Concurso Microsoft XNA Challenge Brasil incentiva a elaboração da melhor implementação de um jogo utilizando a plataforma gratuita Microsoft XNA, seguindo o tema “Meio Ambiente Sustentável”.
II – Participação
O participante deve ser cidadão brasileiro, residente em território nacional e maior de 18 anos. O concurso está aberto a exclusivamente a estudantes matriculados em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
A participação no concurso não está vinculada à compra de nenhum tipo de produto ou ao pagamento de qualquer valor. O concurso não está subordinado ou vinculado a qualquer modalidade de sorte ou jogo.
III – Submissão (Primeira Fase)
Cada participante deverá se inscrever submetendo seu jogo, acompanhado do código fonte completo, no sítio http://www.abragames.org./xnachallenge
Cada submissão deverá conter:
i. Título – máximo de 100 (cem) caracteres
ii. Resumo descritivo da implementação – máximo de 700 (setecentos) caracteres que deverá conter a apresentação da idéia central, descrição da jogabilidade e outras considerações que o autor julgar necessárias que ilustrem seu projeto (ex.:. descrição de ambientes, cenários ou campo de jogo, descrição de personagens ou da representação do jogador, mecânica de jogo, progressão, etc)
iii. Vídeo de até 3 minutos demonstrando o jogo.
iv. Arquivo executável resultante da implementação, com eventuais arquivos de conteúdo necessários para executar o jogo (imagens, som, etc.).
v. Código-fonte do jogo, que será utilizado para a comprovação da originalidade da implementação do mesmo.
Submissões incompletas ou que não respeitem os limites de caracteres ou páginas serão automaticamente desqualificadas na primeira fase de seleção.
Cada participante poderá apresentar apenas um projeto.
A inscrição implica na prévia e integral concordância com as normas deste Concurso.

IV – Prazo de submissão dos jogos
De 10 de novembro de 2007 até às 20h00 (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro de 2007.
O Concurso Microsoft XNA Challenge Brasil terá duas fases distintas de julgamento:
1ª. Fase:
Todos os jogos submetidos serão julgados até o dia 8 de janeiro de 2008, por uma comissão julgadora composta de funcionários da Microsoft, membros da Abragames, imprensa especializada e convidados, de acordo com os critérios definidos no decorrer deste documento.
Serão classificadas as 5 (cinco) melhores implementações que alcançarem as maiores notas médias nas planilhas de avaliação dos jurados.
2ª. Fase:
Os 5 finalistas apresentarão seus jogos pessoalmente para a comissão julgadora no dia 15 de janeiro de 2008 na sede de Microsoft Brasil, situada à Avenida das Nações Unidas, 12901, em São Paulo, estado de São Paulo.
Os participantes deverão trazer todos os arquivos necessários para compilar o jogo diante da mesa julgadora. Entretanto, o código-fonte entregue nesse momento pode apresentar extensões ao código da primeira fase.
A Microsoft oferecerá aos finalistas transporte e hospedagem.
Os critérios de seleção dos projetos na primeira fase serão:
25% Fator Diversão: criatividade e distinção técnica do jogo
25% Inovação: intensidade, excitação e entretenimento
25% Aderência ao tema: o jogo incorpora o tema do II XNA Challenge Brasil
25% Qualidade da produção: design completo e redondo, funcionalidades e execução temática do jogo

Os critérios de seleção dos projetos na segunda fase serão:
25% Fator Diversão: criatividade e distinção técnica do jogo
25% Inovação: intensidade, excitação e entretenimento
20% Aderência ao tema: o jogo incorpora o tema do II XNA Challenge Brasil
10% Qualidade da produção: design completo e redondo, funcionalidades e execução temática do jogo
10% Consistência da apresentação descrita do jogo na primeira fase com sua implementação: o jogo não pode apresentar menos funcionalidades do que foi apresentado em relação à primeira fase.
10% Apresentação ao vivo: Capacidade de apresentar o projeto, articular as justificativas por trás dele e responder claramente às perguntas dos juízes

VI – Divulgação dos resultados
O resultados oficiais da primeira fase serão divulgados no dia 10 de janeiro de 2008 e o resultado final será divulgado no dia 15 de janeiro de 2008 através do sitio da Abragames (www.abragames.org).

VII – Premiação
Os 3 (três) primeiros colocados no concurso serão contemplados com os prêmios a seguir:
1º. lugar:
Uma vaga para o Microsoft Academic Days on Game Development in Computer Science Education (http://www.microsoft4me.com/faculty/events/adgd2008/), evento acadêmico sobre o desenvolvimentos jogos em cursos de Ciência da Computação que será realizado a bordo do Celebry Century, num cruzeiro marítimo saindo de Miami, nos EUA com destino a Port Key e Cozumel, com as despesas de transporte e hospedagem totalmente pagas.
Observação: A organização do concurso não se responsabiliza pela concessão do visto para os EUA. Assim sendo, poderão usufruir do prêmio apenas portadores de visto de entrada nos EUA válido, de acordo com as regras definidas pelo consulado americano para entrada no país em 21/02/2008, bem como MAIORES de idade. A Microsoft também não se responsabiliza por eventuais problemas de entrada em território americano, bem como problemas alfandegários do contemplado.
2º. lugar:
Um kit contendo um Windows Vista Home Premium, um mouse Microsoft e 5 games Microsoft para PC
3º. lugar:
Um kit contendo um mouse Microsoft, um Finger Printer Reader Microsoft e 5 games Microsoft para PC
Prêmio Júri Popular:
Um kit contendo um Xbox 360 Wireless Controller com PC Wireless Receiver.
Este prêmio será dado ao melhor projeto de acordo com votação da platéia no dia da apresentação dos 5 trabalhos finalistas, na sede da Microsoft.

VIII – Direitos Autorais
O Concurso Microsoft XNA Challenge Brasil está amparado pelas Leis nº 9.610 e nº 9.609, ambas de 19 de fevereiro de 1998.
A propriedade intelectual das implementações dos jogos é de propriedade exclusiva de seus autores.
O participante desde já autoriza e concorda que a Microsoft e a ABRAGAMES poderão fazer uso institucional dos jogos, capturas de tela, trailers e imagem dos participantes. O código-fonte não será publicado sem o consentimento do autor.

IX – Disposições gerais
Por se tratar de concurso de natureza artística e cultural, não se aplicam as disposições legais relativas à distribuição gratuita de prêmios mediante sorteio, vale-brinde ou concurso (Lei 5.768 de 20/12/71 e Decreto Lei 70.951 de 09/08/72).
Cada participante é responsável pela veracidade e integridade das informações fornecidas, bem como pela autenticidade dos projetos inscritos. No caso de projetos que contenham personagens, roteiros ou criações intelectuais de terceiros, é de responsabilidade do participante obter as autorizações necessárias para sua utilização, sendo desclassificados os participantes que não cumprirem com tal regra.
Os casos omissos serão decididos pela Comissão Especializada de Julgamento.