Um dos trabalhos a serem entregue na matéria de Iluminação e Render da pós-gradução de CG é a cesta de frutas que também foi o primeiro challenge proposto por Jeremy Birn (http://www.3drender.com).

Hoje (ou melhor, ontem há algumas horas atrás) dei por finalizado meu trabalho, após 3 aulas configurando e testando luzes e materiais. No entanto já recebi críticas construtivas e vou mexer no bump da pêra e das cerejas… enquanto que tem uma fruta que não consegui identificar muito bem… é uma amora, um limão, pêssego?

Sobre a configuração da cena: usei a técnica “de estúdio” do 3-point light mas adicionei uma spot a mais. Não há nenhuma textura bitmap, todas as texturas são procedurais (ou procedimentais) e todos os objetos usam o modelo de iluminação Phong. Acabei aplicando sub-surface scattering nas uvas; realmente deu uma grande diferença comparado com uso de shaders padrões.

A única pós-produção que fiz foi mesclar o passe de Ambient Occlusion com o passe Default do XSI (não separei passe de sombra, reflexão, etc.). Apliquei alguns filtros no Photoshop mas ainda não me decidi o que entregar. Ah sim, quando disse que dei por finalizado o trabalho, é em relação ao setup da cena e render, mas não pós-produção. Vou evitar mexer nesse trabalho por enquanto porque ainda tenho outros 3 pra começar/finalizar. E tudo pra daqui cerca de 20 dias.

Sobre o assunto de iluminação e render: você tem interesse? Quer estudar um pouco mais? Richard Harris escreveu um ótimo tutorial de iluminação que inclusive foi utilizado em aula. Além desse tutorial, acho essencial o livro do Jeremy Birn, Digital Lighting and Rendering, 2nd edition. Dá pra aprender bastante com esse livro, desde que, claro, você pratique em algum software 3D. Recomendo comprar a segunda (atual) edição do livro, pois num período de 6 anos (entre a primeira e segunda edição), houve muitas mudanças e avanços na Computação Gráfica. Bons estudos!