A versão 2.45 do Blender foi lançada em 19/09/2007. É uma versão de bugfixes, estabilizando a série 2.4x da ferramenta, e nenhuma nova característica foi implementada nessa versão. As mudanças dessa nova versão estão listadas resumidamente neste log ou mais detalhadas neste outro log.

Eu sou usuário de Blender e o que ouço de muita gente é que ele é ruim (pra não citar a palavra m***a). Ou então, “é de graça, não se poder esperar muito”, “é de graça, você acha que é bom?”. Você pensa assim? Você já realmente usou a ferramenta? Pegou alguns dias para aprender a interface, o modo de trabalho, etc.? Eu admito que a interface não é tão amigável e assusta muita gente, mas se você analisar bem, a maioria das suites 3D assustam quando você é um novo usuário.

Claro que a ferramenta também ajuda, mas o que realmente conta é sua habilidade como artista e conhecimento de técnicas 3D. Como exemplo, eu fiz 3/4 do meu trabalho de modelagem da pós-graduação no Blender, além da parte de render e pós-produção (embora tenha sido efeitos básicos de fade-in/fade-out e adicionar um conjunto de imagens numa timeline e gerar um vídeo final), sendo que no curso o software adotado foi o Softimage|XSI. Ou seja, apliquei o que foi ensinado com o XSI no Blender, e como ele possui ferramentas semelhantes, não tive nenhum problema em criar os quatro modelos do trabalho. Vale a pena também conferir a galeria de imagens do site oficial do Blender, sendo que a imagem abaixo recebeu destaque no mês de agosto/2007:

Você pode fazer o download do Blender aqui.