Como vocês devem ter percebido, são raros os posts em que escrevo bastante e expresso opiniões pessoais. O principal motivo é o fator “tempo disponível”. Sim, eu mesmo às vezes falo que “não tenho tempo” é desculpa, pois nós fazemos o nosso tempo. Mas a vida é complicada, principalmente quando você começa a se preocupar com “pequenos detalhes” como se sustentar, fazer planejamentos futuros, construir uma nova família, adquirir um imóvel, automóvel, etc… Fora a idéia de que vivemos numa sociedade e, como membros participantes de tal, temos consciência (alguns não, obviamente) de que nossas ações afetam os indivíduos ao nosso redor e, portanto, também nos preocupamos com o que fazemos e as conseqüências dos atos. Bom, acabo de perceber que comecei a viajar no assunto. Talvez seja o sono, já que no momento em que escrevo isso o relógio já marca mais de 3hs da manhã (há semanas nesse ritmo…).

Enfim. Por que eu citei o fator tempo, se o título do post refere-se a livros de Game Level Design? Escrevi o parágrafo anterior só para dizer que tenho muita coisa que há tempos quero incluir no blog, mas que ainda não fiz por ainda não ter encontrado um tempinho. Mas de tempos em tempos algo acaba me dando um empurrão e então risco um tópico da minha listinha das coisas que quero inserir aqui.

Dessa vez, foi um post do blog do Rodrigo Flausino que me deu esse empurrão: referências sobre level design. Lá, ele cita alguns links para quem tem interesse na área de game level design. O que queria incluir aqui (e que vou incluir mais) também são referências, mas de livros. Outro empurrão também foi uma conversa que tive ontem com outro professor de Blender, a respeito de modelagem e artes voltada para jogos. Mas a listinha de referências sobre game art deixo para uma outra hora. (PS: reparou como usei bastante a palavra “tempo”?…)

Existem diversos livros que focam especificamente a área de level design, mas vou citar apenas os que possuo e que já li. Eu achei os quatro livros a seguir excelentes e que valem o investimento caso você venha tentar algo nesta área (eles *não* estão listados em ordem de importância):

Game Level Design, Ed Byrne, Charles River Media.

O autor trabalhou em dois jogos da franquia Harry Potter e no Splinter Cell. A primeira seção do livro explora a parte “teórica” sobre game level design, como level flow, player experience, os building blocks do design de um cenário, documentação e limites na construção de cenários. Os capítulos finais abordam a parte técnica (com base no UnrealEd) junto com level design (ou seja, como você pode usar a tecnologia oferecidas pelas engines para criar tema e atmosfera, por exemplo). O último capítulo contém um estudo de caso de um cenário do Splinter Cell, onde o autor comenta sobre decisões de design e mostra rascunhos e screenshots.

Level Design for Games, Phil Co, New Riders.

Já este autor formado em arquitetura trabalhou na Blizzard e Valve, incluindo o Half-Life 2. A estrutura do livro é parecida com a do Byrne: uma seção teórica e uma seção prática. Entretanto, o autor deste livro dá exemplos (e dicas) de como criar um cenário usando o UnrealEd, em forma de tutoriais. Além disso, no final de cada capítulo há sugestão de exercícios para você exercitar as tarefas de um level designer. Não sei se foi porque eu li esse livro primeiro, mas acabei gostando mais deste do que do Byrne.

3D Game Textures, Luke Ahearn, Focal Press.

O foco do livro não é level design, mas sim criação de texturas para jogos. Uma vez que os cenários devem ser texturizados, é extremamente recomendável entender a parte de texturas (criação, mapeamento, etc.) O autor já trabalhou na Electronic Arts e no jogo America’s Army. A primeira parte do livro foca em teoria básica de artes, dicas de texturas e Photoshop. Na segunda parte, 4 cenários com temas sci-fi, urbano, fantasioso e outdoor são texturizados (fortemente focado em Photoshop) e o livro termina com um capítulo sobre efeitos especiais.

The Hows and Whys of Level Design, Sjoerd “Hourences” De Jong, independente.

Este livro foi escrito por um holandês (se não me engano) que trabalhou no Unreal Tournament 2004 e no The Chronicles of Spellborn (MMO holandês para o qual o Within Temptation compôs duas músicas!). É uma obra independente e informações de como comprar o livro (PDF ou impresso) estão indicados no site do autor. O livro é para quem já criou cenários e está familiar com algum editor de cenários, focando no “como e porquê” do level design e não no “how-to”. Ou seja, não espere explicações sobre como usar um editor. No lugar, são várias dicas sobre cores, iluminação, som, design de mapas single- e multi-player, entre outros. No final do livro há dois exemplos de cenários criados (e comentados) pelo autor e entrevistas com profissionais da área. Os únicos problemas que encontrei no livro: achei um pouco curto, embora explique bastante coisa e há vários erros de escrita e diagramação (mas nada que atrapalhe no aprendizado).

Há outros livros da área, mas como ainda não os li, não posso dar minha opinião. Caso você tenha lido algum deles, os que eu citei ou não, e queira comentar e dar dicas, sinta-se à vontade! Todos agradecem!