De acordo com algumas notícias, em 2008 teremos mudanças na língua portuguesa. Para melhor ou pior? Na minha opinião, algumas coisas para pior. Por exemplo, vôo será escrito voo. Algo freqüente vai virar frequente (sem o trema). E se hoje você sabe a diferença entre “pára” e “para”, em 2008 pode não saber mais, pois significados diferentes serão escritos da mesma maneira. Entre outras coisas.

Ok, sei que a língua portuguesa é cheia de regrinhas que são o pesadelo quando estamos na escola, mas parece que hoje em dia as pessoas não estão mais aprendendo a escrever. Podem ter passado pela escola mas são semi-analfabetas.

Será que a internet está deixando as pessoas burras e preguiçosas? Não deveria ser o contrário? Acho perfeitamente normal escrever “vc, pq, qqer”, etc quando estamos na internet ou mandando mensagem pelo celular, mas ainda acho que na escrita lápis-e-papel e em textos formais, devemos evitar essas expressões. Eu não sou o senhor língua portuguesa, mas vejo muita coisa absurda na internet, que acaba passando pro mundo offline (ou vice-versa). Hoje em dia parece que as pessoas (salvo algumas exceções) não sabem mais a diferença entre “mais” e “mas”, o erro mais comum que vejo em todo lugar. Ou então escrever “pesso” quando na verdade queria dizer “peço”. Por favor!

Mais informações das mudanças:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321371.shtml
http://www.lendo.org/alteracoes-na-lingua-portuguesa-nosso-alfabeto-passa-a-ter-26-letras/